Ibirapuera

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Arquitetura Moderna e Bauhaus “PARÓQUIA DA SANTISSIMA TRINDADE”

O MODERNISMO

A arquitetura moderna disseminou-se em São Paulo sob domínio das mais variadas correntes. Porém algumas das mais significativas obras arquitetônicas, utilizam a tecnologia do concreto armado a maior parte das obras é posterior à década de 1930, abrangendo um período de 50 anos.
É um fato reconhecido que a arquitetura moderna chegou ao Brasil descrita e não projetada.
O movimento moderno ocorre durante o período 1940-1970 e repercutiu internacionalmente.
A catalisação de forças criadoras e as idéias centrais ao movimento foram ajustadas por Le Corbusier.
“A nossa arquitetura deve ser apenas racional, deve basear-se apenas na lógica e esta lógica devemos opô-la aos que estão procurando por força imitar algum estilo” Warcahvchik.

HISTÓRIA DA IGREJA
Paróquia da Santíssima Trindade -  Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
O templo é considerado um dos primeiros Templos da Arquitetura Moderna de São Paulo. Foi projetado  pelo Arquiteto Jacob Maurício Ruchti em 1950.
A estrutura feita de Concreto Armado possui um formato triangular, e no interior da igreja possui 8 vigas de sustentação com um formato estrutural que representa duas mãos juntas em formato de Oração.
A Igreja existe no local à 87 anos, e em 1.950 foi reformada adaptando no novo estilo Modernista, o templo fica localizado no centro de São Paulo no Bairro Santa Cecília.
A conceituada Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) de São Paulo apresentou a Exposição Vertentes: Arquitetura e Design no Palácio do Itamaraty, Brasília, 2008. Nessa exposição estava a Paróquia da Santíssima Trindade entre os cinco templos selecionados do Brasil sendo contemplada na Concha "Inovação do Espaço do Rito". A FAAP se refere a obra de Ruchti estabelecendo "[...] relação entre o contemporâneo e o moderno e remontando aos tempos iniciais das inovações nos espaços de rito" Vertentes/curadoria Carlos Perrone; FAAP. São Paulo, 2008. Em relação ao arquiteto Jacob Ruchti e o templo da Igreja Episcopal, destacamos também a observação de Walter Zanini como "estruturas construtivistas pioneiras no país" História Geral da Arte do Brasil   - http://www.trindade.org/drupal/templo

ARQUITETO JACOB

O Arquiteto brasileiro Jacob Maurício Rucht, estudou arquitetura (1935-1940) na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie de São Paulo, ele resistiu à estética neo-clássico, e encorajou-se a partilhar o seu interesse na arquitetura moderna,  e seu interesse em Construtivismo também inspirou alguns de seus projetos de design. Após a graduação, ele trabalhou por um tempo com seu pai, projetando casas semelhantes aos conceitos de Frank Lloyd Wright. 

Em 1946, foi membro da equipe responsável pelo projeto da sede do Instituto de Arquitetos de São Paulo. Em 1951, ele montou e foi professor da primeira escola de design no Brasil, (Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte) em São Paulo. Em 1952, em conjunto com outros arquitetos, ele abriu Branco & Preto, a primeira loja de móveis modernos em São Paulo. Nestes anos, ele também ajudou a organizar a primeira e segunda Bienal de São Paulo e em 1953 foi arquiteto-chefe da Comissão IV centenário do Rio de Janeiro, e responsável pelo design de interiores dos pavilhões. A partir de 1956 ele retornou ao ensino, Ruchti foi o primeiro arquiteto formado em São Paulo para dedicar-se sistematicamente para design de interiores, que ele tinha sempre o cuidado de distinguir de decoração de interiores.



                                                Obras iniciadas em 15 de Novembro de 1952.




                          Imagem do Reverendo da Igreja e o Arquiteto que projetou o templo.
Fonte Imagens: Site Paroquial




                                                     Fonte Imagem: do Autor

BAUHAUS

BAUHAUS ,  escola alemã de arquitetura, desenho industrial, artes plásticas, fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919 . O termo bauhaus - haus, "casa", bauen, "para construir" - permite flagrar o espírito que conduz o programa da escola: a idéia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico, o que evoca uma herança medieval de reintegração das artes e ofícios.  A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de arte. Porém seu principal campo de estudo era a arquitetura (como fica implícito até pelo seu nome), e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimarém.
LUSTRES DE BAUHAUS - Além de uma forma estrutural arrojada e seu estilo modernista, o templo possui 6 (seis) elegantes lustres projetados por Ruchti que se destacam devido sua  influência da escola Bauhaus. 

Fonte Imagem: do Autor




                                                               Fonte Imagem: do Autor


Vitrais - Hoje existe alguns vidros que foram deteriorados, mas a igreja passa por momentos de doações para arrecadar verbas e  fazer manutenções para reconstrução dos vidros que está sendo feita por um membro da igreja com todo o cuidado de manter a originalidade dos vitrais.



Fonte Imagem: do Autor


Fonte Imagem: do Autor

 Autores:
Erika C. Barreira
Iris L. de Souza
Natália P. Lins
Visita Técnica realizada em 10/12/2011.