Ibirapuera

São Paulo, Terra da Garoa?

São Paulo, Terra da Garoa?
São Paulo é uma cidade antenada, geradora de tendências, marcada pelo seu estilo ousado e inovador.
Isso também se retrata nos projetos arquitetônicos que se integraram à paisagem da metrópole.
Em seus 457 anos, acumulou verdadeiras obras-primas, desde as mais antigas construções em taipa de pilão, como do Pateo do Collegio (que foi reerguido, mas ainda conserva uma das paredes nesse estilo) .

Vista Interna.




O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Localiza-se em São Paulo, na ala esquerda do Mosteiro da Luz, recolhimento de religiosas fundado em 1774 por iniciativa de Frei Galvão.

Nos corredores do MAS é possível ver parte da coleção mobiliária, objetos litúrgicos, altares, esculturas, pinturas em óleo, cobre, madeira e muitas outras peças de importância histórica. Uma das coisas mais impressionantes é a coleção de lampadários, sendo a segunda maior do mundo em variedade (atrás apenas da coleção presente no Vaticano). Entre os vários lampadários está uma imagem de Nossa Senhora da Luz, originária de uma capela construída no local hoje ocupado pelo mosteiro. Essa imagem é um dos motivos pelo qual o Bairro hoje é conhecido como Luz.

Agora, o mais impressionante de tudo é o Presépio Napolitano, feito no século XVIII. Ele contém mais de 1600 peças, e ocupa uma sala com 100 metros quadrados. Em cada cena a riqueza de detalhes seduz o olhar e nos leva a outro mundo, no qual podemos entender um pouco sobre a vida e o cotidiano vivido pelos artistas que criaram a obra.

O mosteiro é a única edificação colonial do século XVIII em São Paulo a preservar seus elementos, materiais e estrutura originais. Encontra-se inserido em meio à última chácara conventual urbana do país. Foi tombado como monumento arquitetônico de interesse nacional em 1943.


                                                                 Fachada Lateral

  
                                                          Fachada: Avenida Tiradentes

Os estilos europeu, renascentista e eclético também marcaram muitos projetos na cidade. É o caso da Estação Júlio Prestes (onde está a Sala São Paulo), da Estação da Luz, do Museu Paulista (Museu do Ipiranga, o primeiro edifício de tijolos paulistano).

                                                                Museu do Ipiranga
Fonte Imagem: http://www.sampa.art.br/museus/ipiranga/

Palácio dos Bandeirantes e Pinacoteca, cujo projeto é de um dos mais ilustres moradores da capital, Ramos de Azevedo, que também projetou o Theatro Municipal e a Casa das Rosas.

                                                 Pinacoteca de São Paulo Fachada 
                                                        Foto Interna (PINACOTECA)
                                          Foto Tirada da Area externa. Do Jardim da Pinacoteca.

      Existem também outros belos exemplos de construções do tempo do Brasil colônia, como o verdadeiro Solar da Marquesa de Santos e sua frente fica em direção ao Palácio da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro.
O príncipe D.Pedro vigiava sua amada através das generosas portas e janelas. O nome de solar nem precisa ser explicado, basta ver a foto para entender sua arquitetura e sua farta iluminação que defasava todos seus cômodos. Na foto interna podemos ver que o Sol iluminava todos os ambientes e inclusive com uso de clarabóias nas escadas.
Do Palácio Imperial na época de D. Pedro era possível avistar o que acontecei dentro da Casa da Marquesa de Santos.
O que se diz Solar da Marquesa de Santos em São Paulo, é escuro e apenas foi batizado com o mesmo nome.
Atualmente o Solar da Marquesa de Santos é o Museu do Primeiro Reinado e fica no bairro imperial de São Cristóvão. Palácio da Quinta da Boa Vista.
A casa é muito bonita com todos os salões decorados em baixo-relevo com temas da mitologia greco-romana, astrologia, botânica, zoologia e geografia. No entanto precisa de forte restauração.
A residência teve diversos proprietários e entre eles o próprio D. Pedro I, Barão de Mauá e até sede da Fundação Rockefeller no Brasil.
  

                                                      Casa da Marquesa – SANTOS



A Casa do Sertanista, qual a  construção remonta a meados do séc. XVII, foi feita de taipa de pilão e é um modelo típico das casas de bandeirantes.





A Casa do Bandeirante, e pontos com grande concentração de belezas arquitetônicas, entre eles as avenidas Paulista e Berrini e o Centro Histórico da cidade.

  Casa do Bandeirante, 1970. Arq. Municipal – Seção Arquivo de Negativos DIM/DPH/SMC/PMSP P. 42.





Isso sem falar da arquitetura religiosa, de estilo eclético, como a Catedral da Sé e a Igreja da Consolação, o Largo São Francisco e o Mosteiro de São Bento.


                                                                   Catedral da Sé
 
                                                                 Igreja Consolação


                                            Mosteiro de São Bento | Crédito: Alexandre Diniz

Esses e centenas de outros exemplos arquitetônicos fazem de São Paulo um lugar também para se contemplar.

Autor:
Alan Macedo
                                                   Vista externa “Pateo do Collegio”

Nenhum comentário:

Postar um comentário