Ibirapuera

BRUTALISMO

O Brutalismo
O termo Brutalismo surgiua partir da segunda metade do século XX, entre os anos de 1950 e 1960, surgiu a partir da radicalização, da inovação de conceitos modernos, que eram usados na época.
 A essencia das obras brutalista pode ser observada em seus sistemas estruturais, estes que sempre são escondidos, encobertos por acabamentos, no movimento brutalista, como é chamado atualmente, faz parte das fachadas, da decoração,  se tornou um elemeto arquitetonico, Le corbusier em suas ultimas criações utilizou-se deste conceito, fato que o tornou um dos percursores do movimento.
O movimento Brutalista não esta condicionado apenas a arquitetura internacional, em alguns estados brasileiros é possivel apreciar, obras que possuem tais caracteristicas entre elas, as que mais se destacam são o Edificio de São Vito, que foi destruido há alguns anos, além de alguns imoveis localizados na região central; Alguns anos depois, o conceito brutalista, entre os anos de 1970 e 1980, foi novamenete introduzido na arquitetura paulistana, pode ser observados nas estações de metrô, entre as quais podemos destacar  as estações Tiête e Armênia, no período as obras foram premiadas, pela magnitude e ousadia do projeto. Na arquitetura internacional o movimento brutalista possui importantes colaboradores, entre os quais destacamos Frank Lloyd Wright, Hans Broos, Rino Levi, Lina Bo Barti, Lúcio Costa entre outros. Ainda no Estado de São Paulo, uma importante obra projeta pela Arquiteta Lina Bo Barti, com as caracteristicas do movimento brutalista, atualmente se tornou o cartão postal da  capital paulista, Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriad,  Masp, como é chamado popularmente o edificio possui uma área de 11 mil mentros quadrados, no ano de 1982 o edificio foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e em 2003 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. De acordo com a instituição que administra o museu em media o 50000 pessoas vistam seus acervos, que possui obras de artistas renomados internacionalmente.
O movimento brutalista passsou durante o século XX, por uma série de modificações, inovações arquitetonicas, entre elas é importante destacar, Le courbusier, com sua obra Unité d' Habitation de Marselha, de acordo com Reyer Banham, "... o projeto não trata de uma tendência, mas de exemplo magistral e isolado". Ainda de acordo Reyer Banham importante percurso do Brutalismo, o conceito não se trata de um movimento, possui varias obras distribuidas pelo mundo, porém compartilham conceitos arquitetonicos idealizados por Le corbusier.



Estação Armenia do Metrô


Museu de Arte de São Paulo - MASP



Estação Tietê do Metrô





Fonte:
Acesso em 10/12/2011 ás 14:58.

Autores;
Carla Rieslana,
Juliana Nabarro,
Vivian Corral.


Um comentário:

  1. Na Baixada Santista, Márlio Raposo Dantas é conhecido por empregar essas características
    http://www.dogma21.com/marlio-raposo-dantas/

    ResponderExcluir